domingo, 10 de abril de 2011

O Papel da Imprensa

A ampla liberdade de informação e crítica tem sido a âncora do processo de democratização no Brasil e no mundo. Entretanto, não são poucos os exemplos de que a liberdade de imprensa tem sido usada para injuriar, difamar, caluniar e invadir a privacidade das pessoas.
A matéria-prima do jornalista é a notícia. Ele apura os fatos procurando informações em diferentes fontes, através de pesquisas e investigações.
É difícil conciliar liberdade de imprensa e proteção de privacidade. Mas, se os jornalistas seguirem o Código de Ética para o exercício profissional, sendo honestos e coerentes, honrarão sua profissão que é de serviço social e divulgação de informações.
Credibilidade é fruto de trabalho e responsabilidade. Sim à liberdade de imprensa, mas com respeito ao leitor, ouvinte ou telespectador. Afinal, a informação é destinada ao público.

Participem do 24º Fórum da Liberdade
Dias 11 e 12 de abril no prédio 41 da PUCRS
Tema: Liberdade na Era Digital

sábado, 9 de abril de 2011

Liberdade

O desejo de liberdade é um sentimento que faz parte do ser humano. Todos têm liberdade de escolha, mas é preciso saber que cada escolha gera consequências. Quem quer liberdade tem que ter responsabilidade.
Durante a vida, ocorrem várias situações em que as pessoas precisam decidir o seu próprio futuro. E antes de tomar qualquer decisão é necessário pensar, refletir e avaliar as possíveis consequências. Às vezes, temos de abrir mão de algumas coisas para conseguir outras. A vida é feita de escolhas.
A sociedade tem regras que devem ser respeitadas. É impossível haver liberdade sem respeitar as fronteiras dos relacionamentos e os limites impostos pela própria vida.